sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Cemitério, Stephen King

Oi!

Então... ano passado li muitos livros no final do ano ( tinha uma meta de 30 livros lidos que estava atrasada) e agora, estou eu aqui, para resenhar esses livros, começando pelo Cemitério.

Agora, gente, RESENHA, é um texto que se faz com A HISTÓRIA,ou seja COM SPOILER e com a opinião de quem a escreve, portanto, se você não quer spoiler, leia o livro primeiro e depois venha ler a resenha para trocar opiniões,ok?

Então, vamos lá!




Contando a história de Louis e sua família (Rachel, a esposa; Ellie e Gage, os filhos), o livro é capaz de levar o leitor para o puro terror.

Não um susto, ou medinho qualquer,mas, sim, puro terror.

(Só para reforçar: Muito terror)

Quando Louis,a esposa e os filhos mudam-se para Ludlow, eles esperavam uma vida pacata e normal, o que prova-se impossível com os acontecimentos e tragédias que os cercam.



Logo quando chegam á cidade, conhecem Jud (Aquele cujo nome não pude parar de confundir com o nome da cidade. Rsrs), o velho vizinho, que mora do outro lado da rua e não tarda á levá-los para conhecer o ‘’Simitério de Bichos’’, que se situa logo atrás da casa de Louis, em uma trilha que não para por aquele cemitério.

Há algo mais ali: Algo oculto e completamente sinistro.

Logo, Louis tem seu primeiro contato com o mundo bizarro onde, posteriormente, iria se envolver.

Ele conhece Pascow, um jovem que fora atropelado por um carro, arrastado pelo mesmo e,por fim, prensado contra uma árvore.



Como médico, é Louis quem o atende e, quando encontram-se á sós, Pascow (em seu leito de morte) lhe diz coisas estranhas referentes ao cemitério, o tratando pelo nome, que o rapaz não deveria saber, pois Louis não conhecia Pascow e vice-versa.

 


Após a sinistra (e bizarramente bizarra) morte de Pascow, Louis sonha que o rapaz o levou para o ‘’Simitério de Bichos’’ e, para sua surpresa, ele descobre que aquele não fora um sonho: o espírito de Pascow o levara até o cemitério no meio da noite; Sem mostrar preocupações, logo as coisas normalizam-se na vida de Louis, até o feriado de Ação de Graças, quando a esposa e os filhos fazem uma viagem até a casa de seu sogro e, Louis, por rixas passadas, não vai.


Church, o gato da família (e venerado por Ellie) morre atropelado na estrada.

Jud, o vizinho sinistro, na tentativa de ajudar leva Louis, á noite, para visitar o território além do ‘’Simitério de Bichos’’.

Aquele era o Cemitério Micmac: antigo cemitério indígena, cheio de lendas macabras referentes á ele.

Louis enterra o gato ali e, para sua completa surpresa, no dia seguinte, Church aparece vivinho da silva, porém, está mudado: matando pássaros e assustando á todos.

Mas, a vida de ninguém para por conta do gato macabro; Isso é claro, até Gage, o filho de dois anos de Louis ser atropelado, na estrada, por um caminhão.

A partir daí, Louis fica completamente fora de si, deixando o poder obscuro do cemitério Micmac controlá-lo, de uma forma tão bizarra ( e eu tenho um impulso forte e maluco de escrever ‘’bizarra’’ com dois z’s ao invés de dois r’s) que ele desenterra o filho e o enterra novamente, desta vez, no Cemitério Micmac.



A força do cemitério deixa Rachel longe de casa, faz Jud não conseguir impedir Louis de enterrar novamente o filho e, dá sonhos assustadores á Ellie.
 
Gage volta á vida, só que muito pior que Church e acaba assassinando Jud e a própria mãe, Rachel, que é enterrada no cemitério por Louis.

 


Louis já perdeu praticamente todo o controle sobre suas ações, por conta da influencia macabra do cemitério, e, por fim, mata Church, o filho e põe fogo na casa de Judm deixando o amigo – e vizinho- morto ser consumido pelas chamas, enquanto enterrava Rachel.

E, então, ela volta.

 


O livro passa-nos a sensação de terror, medo.

Filmes, por exemplo, (deste gênero) nos assustam,mas os livros, especialmente esse, fazem a gente sentir o horror na pele.

E é aterrorizante.

Principalmente como as coisas acontecem natural e gradativamente até o clímax da história.

Você ‘’caminha’’ no livro, sabendo que algo terrível irá acontecer e, não consegue evitar sentir o pavor e, também, se colocar no lugar dos personagens, que cometem loucuras ao perderem os entes que amam e, passa a indagar á si mesmo o quanto, ás vezes, a morte pode ser melhor e mais justa.

O que vocês acharam do livro?
Quem já leu e quem quer ler

Alguém aí viu o filme? Sabiam que ''O cemitério maldito'' é a primeira adaptação no cinema de um livro do Stephen King? As imagens ali de cima são do filme!
Pois é... e o próprio autor participou do filme, como padre no enterro do Gage!

Bom, é isso!

Bjss e...
bye!

Nenhum comentário:

Postar um comentário